CEE do SVO ouve diretora sobre atrasos na liberação de corpos na cidade

Atualmente, uma única pessoa decide quem vai para SVO
CEE do SVO ouve diretora sobre atrasos na liberação de corpos na cidade

Foto: Aline Pereira

A Comissão Especial de Estudos que apura a demora na liberação de corpos pelo Serviço de Verificação de Óbitos em Ribeirão Preto se reuniu na tarde desta quinta feira, 22, para ouvir a atual diretora do SVOI, Simone Gusmão Ramos.

Gestora do órgão desde 2018, Simone afirmou à comissão que atualmente uma reestruturação do sistema de atendimento está sendo feita e que a intenção é minimizar a demora, não apenas do SVOI, mas também de toda a rede de saúde.

A idéia é estabelecer um fluxograma que defina as prioridades e necessidades do atendimento e da liberação dos corpos.

Durante a explanação, uma afirmação da médica chamou atenção dos vereadores. Segundo ela, para que haja celeridade e controle na liberação dos atestados de óbito, uma pessoa está responsável por disponibilizar as chamadas guias.

O presidente da CEE questionou a forma como tudo estaria centralizado em apenas um profissional e se essa não seria uma maneira arcaica de gerir o sistema que está sendo implantado.

“Como uma pessoa consegue estar disponível 24h por dia, todos os dias? Tem que mudar isso” – disse Igor.

A diretora explicou que há a necessidade do controle das guias e que elas não podem ficar expostas.

Além disso, Simone confirmou a falta de profissionais na equipe, dificultando a agilidade dos trabalhos, e que essa defasagem afetou o horário de funcionamento. Antes o SVO atendia 24 horas por dia. Hoje trabalha das 7h às 19h.

Por conta do horário da sessão ordinária, a comissão foi encerrada com a solicitação dos vereadores do fornecimento do material apresentado pela diretora, e também, as perguntas dos vereadores serão enviadas por escrito para que sejam respondidas no prazo de uma semana por Simone.

“Já temos alguns apontamentos que não seria um problema exclusivo do SVO, estamos entendendo mais e nos aprofundando no assunto para podermos explicar a população”, afirmou o presidente da comissão, vereador Igor Oliveira

A comissão que é composta pelos vereadores Igor Oliveira (MDB) - presidente, Marinho Sampaio (MDB) e Luciano Mega (PDT) ja ouviu o ex-diretor do órgão no interior, Marco Aurélio Guimarães e também familiares do Sr. Alcides Bueno de Souza Filho, que faleceu aos 61 anos e da Sra. Francisca Luísa Dutra que morreu aos 90 anos.

Por Aline Mattos